sexta-feira, 20 de julho de 2012

Resfriamento X Aquecimento

Geleiras da Ásia aumentam e desafiam pesquisadores

Cientistas franceses mostram que gelo de Karakoram, próximo ao Himalaia, ganhou massa entre 1999 e 2008
As geleiras de Karakoram, a Oeste do Himalaia, entre a China e o Paquistão, na Ásia, estão aumentando, dizem cientistas franceses. Dados de satélites mostram o crescimento de camadas de gelo, desafiando pesquisadores, que ainda não encontraram explicação para o fenômeno. A surpresa é ainda maior pelo fato do gelo na parte das montanhas estar derretendo. Este será um dos temas debatidos na Rio+20.

As geleiras de Karakoram ainda são pouco estudadas, grande parte desta área é praticamente inacessível. Cientistas afirmam que ainda é preciso conhecer melhor o local. Uma das hipóteses para explicar este fenômeno é que o aquecimento global provocou mais chuvas e o congelamento das precipitações contribuiu para o aumento das camadas de gelo.

O trabalho de pesquisadores da Universidade de Grenoble foi publicado na revista “Nature Geoscience”. Eles compararam dois modelos de elevação de superfície terrestre a partir de dados de satélite obtidos entre 1999 e 2008. Neste período, a massa das geleiras cresceu 5.615 quilômetros quadrados. A água de geleiras é uma importante fonte de abastecimento para mais de um bilhão de pessoas.

Nós realmente não sabemos as razões. Acreditamos que o aumento se deve a uma variação climática bastante específica na região das Karakoram, porque houve medições meteorológicas mostrado um maior índice de chuvas no inverno. Mas é apenas uma hipótese - disse Julie Gardelle, uma das líderes da pesquisa, à BBC.

fonte:oglobo


Gronelândia perde mais um icebergue


Um icebergue duas vezes maior que o tamanho de Manhattan soltou-se de um dos maiores glaciares da Gronelândia. 

O glaciar Petermann está maioritariamente em terra, mas um segmento entra pela água adentro, e foi aí que a separação aconteceu. A quebra no glaciar Petermann representa uma grande perda de gelo, muito maior do que a que aconteceu no ano passado, e uma consequente subida dos níveis da água do mar. 

Segundo os investigadores, as temperaturas têm aumentado cerca de 4 graus centígrados nos últimos anos, causando o degelo. É provável que este icebergue siga o mesmo caminho que um outro em 2010 que se partiu em pedaços e desapareceu no norte.


Postei essas duas news para refletirmos: O planeta esta aquecendo ou esta resfriando? 

Me parece muito estranho o fato de que em alguns lugares o clima se comporta como se estivesse resfriando o planeta e em outros lugares  acontece contrario. Em vários sites é possível encontrar artigos que contestam o aquecimento global e também artigos que afirmam que a terra esta prestes a encarar uma nova era do gelo. Afinal de contas, o que esta acontecendo com o clima?

Um comentário:

  1. Lendo sobre o mecanismo de geladeiras e estudando termodinâmica fica claro que o mecanismo termonivelador, as águas, garantem não o aquecimento, mas sim o esfriamento.
    Essa balela é tão criminosa quanto a falácia cretina de que a terra é uma bola de lava derretida e uma crosta infima onde vivemos.
    Se o fosse, a terra seria de lava pura, pois 1% com zero graus célsios não tem como segurar 99% com mais de 1000 graus.
    O calor sobe (convecção) e esfria dilatado pela mais ampla camada estratosférica superior e depois cai em forma de chuva esfriando a superfície, não há como esquentar como a excrementada afirma, isso é físicamente IMPOSSÍVEL.
    Que venham os doutos da termodinâmica e os doutos da meteorologia!

    ResponderExcluir