terça-feira, 26 de junho de 2012

Pesquisadores identificam novos geóglifos na região Amazônica

Imagem aérea do novo geóglifo ( creditos da imagem:  Blog da Amazônia  )

Pesquisadores brasileiros anunciaram a descoberta de vários geóglifos entre os estados do Acre e Amazonas, enquanto sobrevoavam a BR-317. Na região da Amazônia Ocidental se concentra o maior volume de geóglifos encontrados no Brasil, já foram catalogados mais de 300 desenhos geométricos.

 
O que são Geóglifos:

Texto adaptado do artigo: Geóglifos do Acre; Novos desafios para a arqueologia amazônica

Geóglifos são vestígios arqueológicos representados por desenhos geométricos (linhas, quadrados, círculos, octógonos, hexágonos etc...), zoomorfos (animais) ou antropomorfos (formas humanas), de grandes dimensões e elaborados sobre o solo, que podem ser totalmente e melhor observados se vistos do alto, em especial, através de sobrevôo. 


Nas últimas décadas, com o avanço das frentes de expansão agrícola do sul do Brasil rumo à Amazônia, milhares de quilômetros quadrados anteriormente recobertos pela floresta transformaram-se em áreas destinadas à criação de gado. Essa mudança na paisagem possibilitou observar, a partir de meados da década de 1970, a existência de desenhos geométricos, escavados em baixo relevo, no solo argiloso do Estado do Acre, no Oeste da Amazônia, próximo da fronteira com a Bolívia.


O diâmetro dos geoglifos varia entre 90 e 350m, em média. os sítios arqueológicos são formados em geral por um conjunto de estruturas geomé- tricas compostas de trincheiras/muretas, muretas lineares sem trincheiras, caminhos circundados por muretas, além de montículos no interior ou exterior dos geóglifos.

Estima-se que a construção de um geóglifo com cerca de 200 metros de diâmetro demandaria a remoção de oito mil metros cúbicos de sedimentos, o que implicaria em uma força de trabalho de 80 pessoas para construí-lo no prazo de 100 dias. um maior contingente de trabalhadores diminuiria esse período, ao passo que a maior disponibilidade de mão-de-obra possibilitaria construí-las em menos tempo. em qualquer circunstância esse dado demonstra que a população não poderia ser pequena como tradicionalmente esperado para as áreas de terra firme. 

Os geóglifos ocorrem em todo mundo, os mais famosos são as linhas de Nazca encontradas no Peru,   possuindo diversas representações complexas que só são possíveis de identificar quando vistas de avião ou de uma grande altitude.

Famoso geóglifo de Nazca no Peru 

Nenhum comentário:

Postar um comentário